WordPress SEO: Permalinks, como e porque utilizar?

Alyen

wordpress logo seo - Wordpress SEO: Permalinks, como e porque utilizar? Tudo começa pelo fato do WordPress ser um dos CMS’s mais utilizados no mundo e ele é largamente utilizado aqui no Brasil. O fato de ser um sistema pronto para uso é um ponto negativo pela necessidade de configuraçào ou inserção de novos códigos após sua instalação.

Mas essa regra de CMS’s não vale muito bem para o WordPress. Ele é um sistema que já inclui algumas funcionalidades para facilitar e focar a indexação de páginas, o SEO. Ao longo desta série de artigos, vou abordar funcionalidades que acompanham o WordPress e outras que necessitam de inserção de código (html, php ou plugins prontos). Espero que gostem da série.

Permalinks, como e porque utilizar?

No SEO, uma das primeiras recomendações que faço aos sites que analiso ou otimizo é avaliar se há necessidade de reescrever as URLs disponibilizadas no site. Por exemplo, uma URL que não é muito interessante, seria a seguinte:

www.dominio.com/automovel.php?modelo=gol&combustivel=gasolina&ano=2007&marca=vw

Veja só a quantidade de parâmetros passados. Este uso de parâmetros excessivo pode causar problemas na indexação junto aos motores de busca. Chegamos a comentar aqui no Mestre SEO, em um dos primeiros artigos, a importância e como fazer URLs amigáveis. Se você não leu este artigo, vale apena ler.

Voltando ao WordPress, ele oferece “de fábrica”, esta possibilidade de reescrever as URLs que ele disponibiliza. No caso, quando você acaba de instalá-lo, a URL será:

http://www.mestreseo.com.br?p=123

Pense aqui comigo, qual o valor semântico que esta URL apresenta? O parâmetro “p=123″ diz o quê? Para mim, nada. Para os buscadores, este parâmetro nada mais é que um número na URL. Simples assim.

Nossa intenção, na otimização de sites, é agregar valor semântico à URL, para que os buscadores interpretem o que encontrarem na URL como um dado importante, e não apenas um número.

Mas, como fazer isto para o WordPress então? Vamos lá:

1) Abra a interface de administração do seu WordPress (versào 2.5+)
2) Abra a opção “Settings” que se encontra à direita
3) Selecione no menu, a opção Permalinks
4) Agora o WordPress disponibiliza várias opções padrão de permalinks para você escolher:
Padrão: http://www.mestreseo.com.br/?p=123
Day and name: http://www.mestreseo.com.br/2008/05/09/sample-post/
Month and name: http://www.mestreseo.com.br/2008/05/sample-post/
Numérica: http://www.mestreseo.com.br/archives/123
Custom Structure

Temos várias opções, mas qual escolher? Qual agrega o máximo de valor semântico? A resposta é a Custom Structure. Ela nos dá a possibilidade de reescrever a URL da forma que quisermos (ou quase). A minha sugestão é que você utilize algo do tipo “/categoria/nome-do-artigo”, assim você mostra um conteúdo semântico muito relacionado ao conteúdo da página e que também seja único. Para fazer isto, insira o seguinte código:

/%category%/%postname%

Mas aí­ vem a pergunta, e se eu não quiser esta estrutura? Existe uma lista de parâmetros do WordPress que você pode utilizar, confira a lista aqui.

5) Depois de editar a sua estrutura, o passo mais importante é atualizar o seu arquivo .htaccess. Ele é o arquivo responsável pela reescrita da URL. Sugiro que você deixe ele com permissão de escrita (chmod 777), assim ao clicar no botão “Salvar Alterações” o WordPress irá atualizar o seu arquivo instantaneamente. Se você não puder atribuir a permissão de escrita não se preocupe. Ao clicar em “Salvar Alterações” o WordPress mostra uma caixa com o código que você deve colocar no seu arquivo .htacess. É só abrir o arquivo, editar e salvar.

Espero que tenham gostado desta dica de SEO para WordPress. Não deixe de acompanhar todos os nossos artigos de SEO e minha série de artigos de SEO para WordPress. Assine o nosso feed e receba todos os artigos rapidamente e de forma fácil.

via mestreseo.com.br

Temas

Um comentário sobre “WordPress SEO: Permalinks, como e porque utilizar?”

  1. Olá.

    Quando começei com meu blog, não dava tanta importancia ao SEO. Hoje em dia vejo o quanto é importante. Pois bem, utilizo no meu blog os permalinks padrão:

    http://www.exemplo.com.br?p=123

    No caso, esse meu blog tem pagerank 2. Minha duvida é se eu mudar os permalinks pra um “URL amigavel”, posso perder meu pagerank? Pois as paginas já estão indexadas com os permalinks padrão. O que devo fazer para mudar o permalink e não perder o pagerank?

    Abraço!

    1. se você mudar agora vai perder um poco o page rank mais tem uns plugin q redireciona os link quando voce mudar.

      agora nao lembro o nome mais tem alguns plugins. Qualquer coisa é so você criar um topico la forum e eu procuro os plugins pra você.

      Saludos!

  2. Se você pretende manter o seu blog por algum tempo, não utilize em hipótese alguma a estrutura /%category%/%postname%/ ou terá sérios problemas de performance e consumo de CPU no seu servidor.

    O permalink deve começar com um elemento numérico, nunca com um elemento de texto. Pode ser o ano, dia, mês ou ID do post, mas nunca a categotira, autor, tag ou título.

    Esse problema está explicado na documentação oficial do WordPress, aqui:

    http://codex.wordpress.org/Using_Permalinks

    E também tem uma discussão inteira sobre isso aqui:

    http://comox.textdrive.com/pipermail/wp-testers/2009-January/011097.html

    Se você quiser entender o que acontece no banco de dados, direitinho, leia essa mensagem aqui:

    http://comox.textdrive.com/pipermail/wp-testers/2009-January/011099.html

  3. Pingback: Wordpress SEO: Permalinks, como e porque utilizar? | Ajuda … | Rede Banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda WordPress © 2025 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por AlyenStudio