Esta é daquelas dúvidas muito presentes na mente dos blogueiros que começaram com o WordPress e na altura descarregam a sua versão internacional em Inglês, e hoje, com uma maior noção dos pormenores verificam que muitas terminologias dos seus templates estão em inglês, especialmente os arquivos, datas, e outros elementos genéricos.
Para alterar o seu WordPress de Inglês para Português o processo é relativamente simples. Na verdade, mais simples do que parece. Comece por visitar o site Português ou Brasileiro do WordPress e descarregue o template actualmente em vigor. Se por ventura a versão do seu WordPress foi inferior aquela que está disponível para descarregamento, considere actualizar primeiro o seu blog. Se tiver problemas com o actualizador automático do WordPress, considere experimentar o plugin WordPress Automatic Upgrade que é muito interessante e eficiente.
PASSO Nº1
Depois de ter a sua versão WordPress idêntica à versão disponibilizada em Português de Portugal ou do Brasil, o processo é relativamente simples. Comece por abrir o seu ficheiro wp-config.php e procure pela seguinte linha:
[sourcecode language=”php”]define (’WPLANG’, ”);[/sourcecode]
e depois altere-a para Português de Portugal da seguinte forma:
[sourcecode language=”php”]define (’WPLANG’, ‘pt_PT’);[/sourcecode]
ou Português do Brasil da seguinte forma:
[sourcecode language=”php”]define (’WPLANG’, ‘pt_BR’);[/sourcecode]
Depois de ter este passo concluído, grave o seu ficheiro e carregue-o novamente para o seu servidor e sobreponha-o ao ficheiro wp-config.php que você tinha até à data.
PASSO Nº2
Feito isto, abra o download do WordPress PT ou WordPress BR que acabou de descarregar, e procure pela pasta “languages” que se encontra dentro da pasta /wp-content.
Copie essa pasta para o seu servidor precisamente para o mesmo caminho: /wp-content/languages.
Depois disso feito, o seu WordPress já deverá estar oficialmente em Português e a correr lindamente! Se por ventura for “brindado” com algum erro de permissão ao efectuar login como administrador, não desespere. Simplesmente retroceda no passo Nº1 e volte a colocar tudo como tinha, e voltará a ter acesso ao seu painel administrativo.